Em 430 a.C. a praga de Atenas (possivelmente febre tifóide) matou um quarto da população em quatro anos. A praga Antonina de 165 a 180 dC da mesma maneira que afeto pelo menos 5 milhões de pessoas. Não pude deixar de mencionar a Peste Negra do século XIV, que matou 20 milhões de pessoas e citou a última e provavelmente uma das mais letais, a Febre Espanhola, que entre 1918 e 1919 importou de Fort Riley, Kansas, Estados Unidos. na Europa, mataram entre 10 e 17 milhões de pessoas, há 10 anos a Febre Suína / H1N1, devido ao vírus influenza tipo A, afetou 11-21% da população mundial, deixando para trás entre 150.000 e 575.000 fatalidades.

Por que começar minhas palavras de boas-vindas a este primeiro Congresso Virtual da Sociedade Interamericana de Cardiologia (SIAC) com um breve resumo do passado, isso tem uma explicação simples, o mundo está mudando e o ser humano ainda persiste em cometer muitos dos erros do passado, portanto, o impacto de novas pandemias de alguma forma causa os mesmos resultados de muito tempo atrás. Se acrescentarmos que as Doenças Cardiovasculares, atualmente, são a principal causa de morbimortalidade globalmente, a atual pandemia de COVID-19 provavelmente reivindicará mais vítimas quando associada a esse grupo de pacientes, juntamente com isolamento social. , nos fizeram procurar outras formas de educação médica e, acima de tudo, provavelmente para outro tipo de prática médica. O SIAC quer e deve aprender com o passado para ver o futuro e participar positivamente dessa mudança.

O SIAC não estrangeiro sabe que deve evoluir com o mundo em mudança e que deve estar presente contribuindo com seu grão de areia, de mãos dadas com suas 27 Sociedades Cardiovasculares e seus mais de 33.000 membros no desenvolvimento de atividades educacionais científicas e prevenção, para médicos de todas as especialidades e pacientes relacionados, com foco no curto, médio e longo prazo na modificação do futuro das doenças cardiovasculares.

Nosso slogan #SomosElCorazonDeLasAmericas marca nosso compromisso com a nossa grande pátria americana, de quem libertamos suas fronteiras, o grande sonho de Bolívar, San Martin, Arce e Morazán, para citar alguns, nos faz caminhar para um bem comum em tempos de escuridão, porque isso Temos fé em nossos ideais, esperamos alcançá-los e amamos a humanidade. É essa motivação que, mesmo na proteção de nossos lares, nos faz levantar nossos corações e nossas vozes pensando mais em nosso próximo do que em nós mesmos.

Graças ao Comitê Científico e Organizador deste evento extraordinário, que terá líderes de opinião da América e do Mundo, que também serão organizados nos três idiomas oficiais do SIAC, obrigado porque eles dedicaram seu tempo para preparar este presente que vale para você todo o nosso coração.

O mundo está mudando, sinto na água, sinto no chão, sinto o cheiro no ar. (J. R. R. Tolkien)

I amar to lend aen, han mathon ne nen, han mathon ne chae, a han noston ned gwilith

Dr. Fernando Wyss Quintana

Presidente SIAC

AVISO IMPORTANTE

El viernes 18 de septiembre a las 12.00h (GMT-5) cerrará el proceso de inscripción.
******

AVISO IMPORTANTE  

Na sexta-feira, 18 de setembro, às 12.00h (GMT-5) o processo de registro terminara.
******

IMPORTANT ANNOUNCEMENT 

Next Friday, September 18th at 12.00h (GMT-5) the registration process ends.